País de Gales junta-se ao resto do Reino unido na proibição de toalhitas húmidas com plástico
Tema: TOALHITAS HÚMIDAS COM PLÁSTICO

Data de publicação: 07/02/2025

A 7 de fevereiro de 2025, o País de Gales notificou a Organização Mundial do Comércio sobre o seu plano para proibir toalhitas húmidas que contenham plástico, juntando-se a Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte na implementação desta medida ambiental em todo o Reino Unido.

O que há de novo?

A 7 de fevereiro de 2025, o País de Gales notificou formalmente a Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a sua próxima proibição de toalhitas húmidas que contenham plástico. Esta notificação completa a implementação da proibição em todo o Reino Unido, seguindo medidas semelhantes já iniciadas por Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte durante 2024.

O País de Gales adotou uma abordagem regulamentar diferente em comparação com outras nações do Reino Unido. Em vez de criar legislação independente, as autoridades galesas optaram por alterar a sua lei existente Environmental Protection (Single-Use Plastic Products) (Wales) Act 2023 para incorporar a proibição de toalhitas húmidas. Esta alteração legislativa expande a cobertura da Lei para incluir toalhitas húmidas que contenham materiais plásticos.

E agora?

Com o País de Gales a finalizar a sua abordagem regulamentar, o Reino Unido tem agora um quadro nacional abrangente que aborda as toalhitas húmidas que contenham plástico. Esta proibição completa terá um impacto significativo nos fabricantes e retalhistas de produtos cosméticos e de cuidados pessoais.

As empresas que produzem toalhitas húmidas para o mercado britânico precisam de acelerar o desenvolvimento de alternativas sem plástico em todas as suas gamas de produtos, incluindo toalhitas para bebés, toalhitas cosméticas, produtos de higiene pessoal e toalhitas de limpeza.

Referências:

The Environmental Protection (Single-use Plastic Products) (Wet Wipes) (Wales) Regulations 2025

outras
atualizações regulamentares

Opinião do CCSC sobre a segurança do Triclocarban e Triclosan

Ingredientes: TRICLOCARBAN, TRICLOSAN

Data de publicação: 25/10/2022

Durante a reunião plenária de 24 a 25 de outubro de 2022, o Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (CCSC) apresentou a sua opinião final sobre a segurança dos ingredientes Triclocarban e do Triclosan como substâncias com potenciais propriedades de desregulação endócrina em produtos cosméticos.

Read More »

Revisão da opinião científica do CCSC sobre a Vitamina A

Ingredientes: RETINOL, RETINYL PALMITATE, RETINYL ACETATE, RETINYL LINOLEATE, RETINAL

Data de publicação: 25/10/2022

O Comité Científico de Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma versão final do Parecer Científico sobre a Vitamina A, concluindo que a exposição à Vitamina A derivada de cosméticos pode não ser segura para os consumidores com maior exposição, considerando contudo não ser possível definir limites máximos de concentração devido à diversidade de possíveis exposições através de outras fontes.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Regulamento (UE) 2022/1531 – OMNIBUS ACT V – aplicável a partir de 17 de dezembro de 2022

Ingredientes: METHYL SALICYLATE, SODIUM HYDROXYMETHYLGLYCINATE, DBMC, MIBK

Data de publicação: 15/09/2022

Data de aplicação: 17/12/2022

A Comissão Europeia publicou o Regulamento da Comissão (UE) 2022/1531, que altera o Regulamento (CE) No 1223/2009 no que diz respeito à utilização em produtos cosméticos de certas substâncias classificadas como CMR, acrescentando novas entradas ao Anexo II e ao Anexo III e revendo uma entrada no Anexo V.

Read More »

União Europeia pretende definir requisitos de rotulagem para 56 alergénios de fragrância adicionais

Ingredientes: 56 alergénios de fragrância, incluindo cânfora, mentol e benzaldeído

Data de publicação: esperada no primeiro semestre de 2023

Data de aplicação: 20 dias após publicação no Jornal Oficial da União Europeia, com períodos de transição previstos

A organização Mundial do Comércio (WTO) foi notificada pela Comissão Europeia sobre um projeto de regulamento que visa alterar o Regulamento Europeu de Cosméticos N.º 1223/2009, no que diz respeito à rotulagem dos alergénios de fragrância presentes em produtos cosméticos.

Read More »