Adiamento da intenção da França de restringir o filtro UV Octocrileno
Tópico: ADIAMENTO DA INTENÇÃO DA FRANÇA DE RESTRINGIR O FILTRO UV OCTOCRILENO

Data de publicação: 29/01/2024

A 11 de outubro de 2023, a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) anunciou que a França planeia propor restrições à comercialização de misturas que contenham Octocrileno ao abrigo do Regulamento REACH. O dossier de restrição estava previsto para ser submetido a 4 de outubro de 2024, mas essa data foi adiada para 10 de janeiro de 2025.

Contexto

Octocrileno (CAS No. 6197-30-4) é um filtro UV orgânico comumente utilizado em produtos cosméticos, como protetores solares, para proteger tanto os consumidores quanto as formulações da radiação UV. Este ingrediente é atualmente regulamentado sob a entrada 10 do Anexo VI do Regulamento Europeu de Cosméticos 1223/2009 (Lista dos filtros para radiações ultravioletas autorizados nos produtos cosméticos), com uma concentração máxima de 9% em produtos em aerossol com propulsor e até 10% noutros produtos. Estas restrições foram introduzidas em 2022 e estão em vigor tanto para novos produtos quanto para produtos já no mercado. No Reino Unido, o Octocrileno pode ser utilizado como filtro UV até 10% (como ácido).

Como mencionado no nosso artigo anterior, a Agência Nacional Francesa de Segurança Alimentar, Ambiental e de Saúde Ocupacional (ANSES) recomendou a proibição do Octocrileno devido aos seus efeitos prejudiciais no meio ambiente. A ANSES destacou que o Octocrileno representa riscos para os ecossistemas aquáticos, em particular para os corais, uma vez que pode ser libertado no ambiente através do banho e lavagem de protetores solares. Além disso, há preocupação de que o Octocrileno possa contaminar as águas subterrâneas, representando uma potencial ameaça para os consumidores de água potável.

O que há de novo?

A França lançou uma consulta pública para recolher informações sobre os usos do Octocrileno, o seu impacto no meio ambiente, alternativas e custos. A consulta entre 15 de novembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024.

A 11 de outubro de 2023, a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) anunciou que a França planeia propor restrições à comercialização de misturas que contenham Octocrileno, de acordo com o Regulamento REACH. O dossier de restrição estava previsto para ser submetido a 4 de outubro de 2024. No entanto, essa data foi adiada para 10 de janeiro de 2025 “devido a considerações de planeamento interno”.

Referências:

European Chemicals Agency – Registry of restriction intentions until outcome

outras
atualizações regulamentares

contactar um consultor regulamentar

Itália e França – Rotulagem Ambiental de Produtos Cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023

Embora o Regulamento Europeu relativo aos Produtos Cosméticos seja aplicável a todos os produtos cosméticos disponibilizados no mercado da União Europeia, algumas legislações nacionais podem também ser aplicáveis. As legislações ambientais Italianas e Francesas especificam os requisitos obrigatórios de rotulagem ambiental aplicáveis ​​aos produtos comercializados nesses países.

Read More »

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »