O MÉXICO É O PRIMEIRO PAÍS DA AMÉRICA DO NORTE A PROIBIR OS TESTES COM ANIMAIS
No México, não é mais permitido testar produtos cosméticos em animais. A nova lei também proíbe o fabrico, importação e comercialização de produtos cosméticos testados em animais provenientes de outras partes do mundo.
A Human Society International (HSI) e a organização ONG Te Protejo têm feito campanha lado a lado durante anos para conseguir uma proposta de proibição da parte do governo. O filme de animação stop-motion ‘Save Ralph’ (do HSI) contribuiu fortemente para a decisão do governo mexicano, pois o vídeo ajudou a gerar mais de 1,3 milhão de assinaturas para petição no México. O filme conta a história de um coelho “teste” através de vozes de um elenco de estrelas multinacional e multilíngue, e refere todos os tipos de procedimentos que são realizados durante a testagem de produtos cosméticos. O vídeo tornou-se viral por todo o mundo, tendo mais de 150 milhões de visualizações nas redes sociais e mais de 740 milhões de tags no TikTok.
Existem várias empresas de cosméticos (Unilever, P&G, L’Oréal, Avon, Lush e outras) que estão a trabalharem conjunto com a HSI através da Animal-Free Safety Assessment (AFSA) com o objetivo de criar um currículo para apoiar empresas menores e autoridades governamentais a compreender e confiar nos resultados de abordagens que não envolvam animais, a fim de implementar na totalidade as proibições de testes em animais.
O Diretor Executivo da HSI, Antón Aguilar, disse: “Agradecemos ao Governo mexicano por mostrar liderança nesta importante questão e continuaremos a trabalhar com eles para implementar os compromissos e impor uma proibição robusta. Este é um passo monumental para os animais, consumidores e ciência no México, e esta legislação inovadora abre o caminho para as Américas se tornarem o próximo mercado de beleza livre de crueldade e traz-nos um ‘salto de coelho’ mais perto de uma proibição global. ”
Existem agora 41 países (incluindo o México) no mundo que proibiram os testes de cosméticos em animais. Além disso, 7 estados nos EUA e 10 estados no Brasil também promulgaram proibições. Nova Jersey, Rhode Island e Nova York são 3 estados dos EUA que também estão a considerar projetos de lei semelhantes, e existem projetos de lei federais pendentes de reintrodução nos EUA e Canadá.
Se desejar saber mais sobre abordagens de testes alternativos (não baseadas em animais) aplicáveis a produtos cosméticos e outros assuntos relacionados, não hesite em contatar-nos em info@criticalcatalyst.com.
Referências:
- Human Society International (HSI). Be Cruelty-Free Campaign. Available from: [https://www.hsi.org/issues/be-cruelty-free/]
- Human Society International (HIS). News & Media. Mexico becomes first country in North America to outlaw animal testing for cosmetics. Semptember 2, 2021. Available from: [https://www.hsi.org/news-media/mexico-becomes-first-country-in-north-america-to-outlaw-animal-testing-for-cosmetics/]