Novas classificações CMR do Reino Unido impactam produtos cosméticos
Ingredientes: 30 Substâncias Químicas Perigosas incluindo CMRs

Data de publicação: 07 Abril 2025
O Executivo de Saúde e Segurança do Reino Unido (HSE) notificou a OMC sobre alterações ao Regulamento de Classificação, Rotulagem e Embalagem (CLP) da Grã-Bretanha, introduzindo classificações obrigatórias para 30 substâncias incluindo várias novas classificações CMR que impactarão o uso de ingredientes cosméticos sob o Artigo 15 do Regulamento de Cosméticos do Reino Unido.

O que há de novo?

A 7 de abril de 2025, o Executivo de Saúde e Segurança do Reino Unido (HSE) notificou a Organização Mundial do Comércio sobre alterações ao Regulamento de Classificação, Rotulagem e Embalagem da Grã-Bretanha (GB CLP). A notificação introduz novas e revistas entradas de classificação obrigatória para 30 substâncias químicas perigosas na Lista de Classificação Obrigatória do Reino Unido (GB MCL).

Várias substâncias receberam novas classificações CMR (Carcinogénicas, Mutagénicas, tóxicas para a Reprodução), desencadeando potenciais restrições ou proibições nos termos do Artigo 15 do Regulamento de Produtos Cosméticos do Reino Unido.

Novas classificações CMR

  • Biphenyl-2-ol; 2-Phenylphenol; 2-Hydroxybiphenyl (CAS No. 90-43-7)
  • Ozone (CAS No. 10028-15-6)
  • N,N’-methylenediacrylamide (CAS No. 110-26-9)
  • α,α’-propylenedinitrilodi-o-cresol (CAS No. 94-91-7)
  • 2-ethylhexanoic acid, monoester with propane-1,2-diol (CAS No. 85114-00-7)
  • Silver in massive, powder, and nano form (CAS No. 7440-22-4)
  • Dinitrogen oxide (CAS No. vários)

E agora?

  • Imediato (até junho de 2025): Encerramento do período de comentários da OMC
  • 4º trimestre de 2026: Concretização prevista das classificações obrigatórias
  • 18 meses a contar da publicação da Lei de Litígios de Conformidade Comercial (LCL) do Reino Unido: Data limite para o pedido de isenção (provavelmente no início de 2027)
  • 12 meses após a submissão da isenção: Conclusão da avaliação do SAG-CS
  • 8 meses após o parecer do SAG-CS: Alterações regulamentares via Instrumento Estatutário

Referências

WTO Notification G/TBT/N/GBR/XX: GB CLP Regulation Amendment, 7 April 2025

outras
atualizações regulamentares

União Europeia pretende definir requisitos de rotulagem para 56 alergénios de fragrância adicionais

Ingredientes: 56 alergénios de fragrância, incluindo cânfora, mentol e benzaldeído

Data de publicação: esperada no primeiro semestre de 2023

Data de aplicação: 20 dias após publicação no Jornal Oficial da União Europeia, com períodos de transição previstos

A organização Mundial do Comércio (WTO) foi notificada pela Comissão Europeia sobre um projeto de regulamento que visa alterar o Regulamento Europeu de Cosméticos N.º 1223/2009, no que diz respeito à rotulagem dos alergénios de fragrância presentes em produtos cosméticos.

Read More »

Opinião do CCSC sobre a segurança do Triclocarban e Triclosan

Ingredientes: TRICLOCARBAN, TRICLOSAN

Data de publicação: 25/10/2022

Durante a reunião plenária de 24 a 25 de outubro de 2022, o Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (CCSC) apresentou a sua opinião final sobre a segurança dos ingredientes Triclocarban e do Triclosan como substâncias com potenciais propriedades de desregulação endócrina em produtos cosméticos.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

51ª Emenda aos Padrões IFRA prevista para Junho de 2023

Ingredientes: FRAGRÂNCIAS E COMPOSIÇÕES AROMÁTICAS

Data de publicação: Prevista em Junho de 2023

A IFRA está a preparar a 51ª Emenda aos seus padrões. A proposta de alteração está aberta para consulta até 28 de fevereiro de 2023. A notificação oficial da 51ª Emenda é esperada em junho de 2023.

Read More »