SCCS recomenda níveis seguros de contaminante no filtro UV DHHB
Ingredientes: DHHB

Data de publicação: 14/02/2025

A 14 de fevereiro de 2025, o Comité Científico de Segurança do Consumidor (SCCS) adotou a sua opinião sobre a segurança do Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate (DHHB) utilizado como filtro UV em produtos cosméticos. O prazo para comentários está definido para 25 de abril de 2025.

O que há de novo?

O SCCS avaliou as preocupações de segurança relativas à presença de um contaminante chamado di-n-hexil ftalato (DnHexP) nas preparações de DHHB. O DnHexP é um composto associado a preocupações com a saúde reprodutiva e já é proibido em cosméticos pelo Regulamento de Cosméticos da UE.

O SCCS estabeleceu que:

  • O nível máximo seguro de DnHexP como contaminante em DHHB é de 0,026% (260 ppm), mas apenas se esta impureza for inevitável
  • Este limite de segurança aplica-se quando o DHHB é utilizado até à sua concentração máxima autorizada de 10% em produtos cosméticos
  • Informações disponíveis mostram que os níveis de DnHexP em DHHB podem ser reduzidos até 1 ppm

Com base nas suas conclusões, o SCCS recomenda que 1 ppm deve ser o nível máximo alvo para o DnHexP como impureza vestigial inevitável em DHHB.

E agora?

A opinião está aberta para comentários até 25 de abril de 2025.

A opinião do SCCS indica que os fabricantes devem procurar reduzir os níveis de DnHexP em DHHB para a concentração tecnicamente mais baixa possível (1 ppm), uma vez que os testes demonstraram que é possível.

O parecer científico irá provavelmente informar as decisões regulamentares da Comissão Europeia relativamente aos requisitos específicos de pureza para o DHHB quando utilizado em produtos cosméticos.

Referências:

Scientific Committee on Consumer Safety (SCCS) Scientific Advice on the safety of Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate – DHHB – S83 (CAS/EC No. 302776-68-7/443-860-6)

outras
atualizações regulamentares

Itália e França – Rotulagem Ambiental de Produtos Cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023

Embora o Regulamento Europeu relativo aos Produtos Cosméticos seja aplicável a todos os produtos cosméticos disponibilizados no mercado da União Europeia, algumas legislações nacionais podem também ser aplicáveis. As legislações ambientais Italianas e Francesas especificam os requisitos obrigatórios de rotulagem ambiental aplicáveis ​​aos produtos comercializados nesses países.

Read More »

Regulamento (UE) 2022/692 – OMNIBUS ACT VI – Novas e Atualizadas Classificações de Ingredientes Cosméticos

Ingredientes: BENZOPHENONE, TEOPHYLLINE, MELAMINE, AZADIRACHTA EXTRACTS, TRIMETHYLOLPROPANE TRIACRYLATE, PENTETIC ACID, PENTASODIUM PENTETATE

Data de publicação:03/05/2022

Data de aplicação: 01/12/2023

O Regulamento Delegado (UE) 2022/692 da Comissão inclui uma classificação nova ou atualizada para 12 substâncias químicas que podem ser usados ​​como ingredientes em produtos cosméticos. 7 dessas 12 substâncias são agora classificadas como cancerígenos, mutagénicos ou tóxicos para a reprodução (CMR). Por via desta classificação, estas 7 substâncias são proibidas em produtos cosméticos comercializados na União Europeia.

Read More »

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »
contactar um consultor regulamentar