O que há de novo?
O Talco é um mineral natural composto por magnésio, silício, oxigénio e hidrogénio, usado em cosméticos e produtos de cuidados pessoais. O seu uso está atualmente restrito em cosméticos na União Europeia pelo Regulamento de Cosméticos 1223/2009 (Anexo III/59).
Recentemente, o Comité de Avaliação de Riscos (RAC) da Agência Europeia das Substâncias Químicas (ECHA) classificou o talco como uma substância cancerígena, mutagénica ou tóxica para a reprodução (CMR), especificamente na Categoria 1B. Essa classificação, baseada em estudos em animais, indica que o talco é presumivelmente potencialmente cancerígeno para humanos.
E agora?
Após esta decisão, é expectável uma proibição do talco em cosméticos na UE, com a aplicação esperada até 2027, a não ser que seja apresentada uma solicitação de isenção bem-sucedida sob o Artigo 15 do Regulamento de Cosméticos da UE.
No Reino Unido, o Órgão Executivo para a Saúde e a Segurança (HSE) está atualmente a rever o talco sob as regulamentações de Classificação, Rotulagem e Embalagem (CLP) da Grã Bretanha, e são esperadas brevemente novas atualizações sobre o estado regulamentar deste ingrediente no Reino Unido.
Referências:
Minutes of the 70th Meeting of the Committee for Risk Assessment (RAC-70)