Alumínio em cosmética
O alumínio é um ingrediente cosmético encontrado facilmente em produtos do dia-a-dia, como desodorizantes, antitranspirantes, batons e pastas de dentes, sendo regulado pelo Regulamento de Cosméticos (CE) n.º 1223/2009.
Segurança do Alumínio em fórmulas cosméticas
As avaliações iniciais do Comité Científico de Segurança dos Consumidores (SCCS) em 2014 foram inconclusivas por falta de dados suficientes sobre a penetração dérmica. Em 2020, novas informações levaram a que o SCCS adotasse a sua Opinião final (SCCS/1613/19), publicando uma adenda em março de 2021, onde foi confirmada a segurança dos compostos de alumínio em concentrações específicas:
- 6,25% em desodorizantes e antitranspirantes não aerossóis
- 10,60% em desodorizantes e antitranspirantes em aerossol
- 2,65% em pasta de dentes
- 14% em batom
Exposição ao Alumínio por múltiplas fontes
Em junho de 2020, após debates no Cosmetics Working Group e comentários sobre compostos de alumínio em vários produtos, a Comissão solicitou mais informações sobre a possível exposição proveniente de várias fontes, como cosméticos, produtos de cuidados pessoais, medicamentos e dieta.
A indústria, em março de 2021, respondeu com evidências sobre esta exposição combinada, o que levou a atualizações nas concentrações de uso de alumínio.
Monitorizar os níveis de Alumínio
Esta opinião exclui aerossóis provenientes de protetores solares e formas nano de alumínio, que irão ser avaliadas separadamente.
O SCCS observou ainda que, embora o alumínio não seja classificado como CMR 1A ou B, a exposição combinada de cosméticos e alimentos pode exceder os limites considerados seguros para os consumidores com maior exposição. Esta Opinião foca-se no risco do alumínio em cosméticos e alinha-se com a opinião preliminar de 14 de dezembro de 2023.
Utiliza alumínio nos seus produtos cosméticos?
Não deixe a conformidade regulamentar ao acaso; contacte-nos hoje para saber como podemos ajudar a otimizar os seus assuntos regulamentares e proteger o futuro do seu negócio.