Nanomateriais – Atualização dos Anexos II e III do Regulamento Europeu de Produtos Cosméticos
Tópico: Alteração ao Regulamento Europeu de Cosméticos

Data de publicação: 14/03/2024

A 14 de março de 2024, a Comissão Europeia publicou o Regulamento (UE) 2024/858 que altera o Regulamento (CE) n.º 1223/2009, nomeadamente os Anexos II e III no que respeita à utilização de determinados nanomateriais em produtos cosméticos.

CONTEXTO

A 14 de março de 2024, a Comissão Europeia publicou o Regulamento (UE) 2024/858 (conhecido como “Omnibus Nano”), que atualiza o Regulamento de Europeu de Produtos Cosméticos (CE) n.º 1223/2009. Estas alterações impactam os Anexos II e III, com foco na utilização de nanomateriais específicos em formulações cosméticas.

No Anexo II, substâncias recém-adicionadas são proibidas em produtos cosméticos, enquanto aquelas adicionadas ao Anexo III podem ser usadas, desde que cumpram as restrições especificadas.

O Artigo 16 do Regulamento de Europeu de Produtos Cosméticos estipula que os nanomateriais incorporados em cosméticos não devem representar riscos para a saúde humana. Sempre que a Comissão Europeia expressa preocupações sobre a segurança de um nanomaterial utilizado em cosméticos, solicita a opinião do Comité Científico de Segurança dos Consumidores (SCCS) relativamente à segurança da substância.

Estas atualizações estão alinhadas com as opiniões do SCCS sobre as avaliações de segurança de várias substâncias na forma de nanomaterial.

O QUE HÁ DE NOVO?

Este Regulamento entrou em vigor a 3 de abril de 2024.

A indústria terá um período para se ajustar aos requisitos atualizados, modificar formulações conforme necessário e retirar produtos não conformes do mercado. A partir de 1 de fevereiro de 2025, novos produtos não conformes são proibidos no mercado da UE, enquanto os produtos existentes não devem ser disponibilizados a partir de 1 de novembro de 2025.

Para certos nanomateriais, o SCCS conduziu avaliações de segurança e concluiu que eles representam riscos à saúde dos consumidores com base nas suas características físico-químicas, toxicológicas e de exposição. Para outros nanomateriais, devido à falta ou limitação de informações essenciais, o SCCS não conseguiu concluir as avaliações de segurança. Além disso, para alguns nanomateriais com dados limitados disponíveis, foram levantadas preocupações quanto ao potencial de acumulação em órgãos, bem como efeitos mutagénicos/genotóxicos e imunotóxicos/nefrotóxicos.

De acordo com o Regulamento (UE) 2024/858, os nanomateriais que se enquadram nessas categorias são proibidos e estão listados no Anexo II do Regulamento, nomeadamente:

  • Styrene/Acrylates copolymer (nano) e Sodium Styrene/Acrylates copolymer (nano)
  • Copper (nano) e Colloidal Copper (nano)
  • Colloidal silver (nano)
  • Gold (nano), Colloidal Gold (nano), Gold Thioethylamino Hyaluronic Acid (nano) e Acetyl heptapeptide-9 Colloidal gold (nano)
  • Platinum (nano), Colloidal Platinum (nano) e Acetyl tetrapeptide-17 Colloidal Platinum (nano)

Para a Hydroxyapatite (nano), o SCCS concluiu que é segura para uso em composições específicas de nanomateriais e em concentrações até 10% em dentífricos e até 0,465% em elixires orais. Como há falta de dados para avaliar o seu risco de inalação, não é permitida em produtos pulverizáveis. Esta substância foi incluída no Anexo III do Regulamento.

Referências:

Regulamento (UE) 2024/858 da Comissão de 14 de março de 2024, que altera o Regulamento (CE) n.º 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à utilização dos nanomateriais Styrene/Acrylates copolymer, Sodium Styrene/Acrylates copolymer, Copper, Colloidal Copper, Hydroxyapatite, Gold, Colloidal Gold, Gold Thioethylamino Hyaluronic Acid, Acetyl heptapeptide-9 Colloidal gold, Platinum, Colloidal Platinum, Acetyl tetrapeptide-17 Colloidal Platinum e Colloidal Silver em produtos cosméticos.

outras
atualizações regulamentares

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »

Revisão da opinião científica do CCSC sobre a Vitamina A

Ingredientes: RETINOL, RETINYL PALMITATE, RETINYL ACETATE, RETINYL LINOLEATE, RETINAL

Data de publicação: 25/10/2022

O Comité Científico de Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma versão final do Parecer Científico sobre a Vitamina A, concluindo que a exposição à Vitamina A derivada de cosméticos pode não ser segura para os consumidores com maior exposição, considerando contudo não ser possível definir limites máximos de concentração devido à diversidade de possíveis exposições através de outras fontes.

Read More »

Regulamento (UE) 2022/1531 – OMNIBUS ACT V – aplicável a partir de 17 de dezembro de 2022

Ingredientes: METHYL SALICYLATE, SODIUM HYDROXYMETHYLGLYCINATE, DBMC, MIBK

Data de publicação: 15/09/2022

Data de aplicação: 17/12/2022

A Comissão Europeia publicou o Regulamento da Comissão (UE) 2022/1531, que altera o Regulamento (CE) No 1223/2009 no que diz respeito à utilização em produtos cosméticos de certas substâncias classificadas como CMR, acrescentando novas entradas ao Anexo II e ao Anexo III e revendo uma entrada no Anexo V.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

51ª Emenda aos Padrões IFRA prevista para Junho de 2023

Ingredientes: FRAGRÂNCIAS E COMPOSIÇÕES AROMÁTICAS

Data de publicação: Prevista em Junho de 2023

A IFRA está a preparar a 51ª Emenda aos seus padrões. A proposta de alteração está aberta para consulta até 28 de fevereiro de 2023. A notificação oficial da 51ª Emenda é esperada em junho de 2023.

Read More »