UK SAG-CS publica opinião final sobre o ingrediente Butylated Hydroxytoluene (BHT)
Ingredients: BHT

O Scientific Advisory Group on Chemical Safety in Consumer Products (SAG-CS) do Reino Unido publicou a sua opinião final sobre o uso de BHT em produtos cosméticos.

O Scientific Advisory Group on Chemical Safety in Consumer Products (SAG-CS) é reconhecido como a contraparte do Reino Unido do Comité Científico de Segurança do Consumidor (SCCS) da União Europeia. O SAG-CS avalia os riscos químicos e biológicos de produtos de consumo não alimentares e não medicinais, incluindo produtos cosméticos e os seus ingredientes, e providencia opiniões científicas ao Office for Product Safety and Standards Gabinete de Normas e Segurança de Produtos (OPSS) do Reino Unido.

O SAG-CS do Reino Unido publicou recentemente o seu parecer final sobre a utilização de Butylated Hydroxytolune (BHT) em produtos cosméticos.

CONTEXTO

Butylated Hydroxytoluene ou BHT (CAS No. 128-37-0) é um antioxidante sintético que pode ser adicionado a produtos cosméticos para melhorar a sua estabilidade e prevenir a oxidação. As concentrações típicas de uso de BHT num amplo espectro de produtos cosméticos aplicados na pele e produtos em spray são de 0,0002 a 0,8%. Os produtos orais normalmente usam uma concentração mais baixa de no máximo 0,1% em pasta dentífrica e 0,001% em colutórios/elixires bucais.

O ingrediente BHT não está atualmente regulamentado pelo UK Cosmetic Products Regulation.

O QUE HÁ DE NOVO?

Os membros do SAG-CS concordaram que não existe um aumento apreciável no risco para a saúde após a adição de BHT em produtos cosméticos nas seguintes concentrações máximas:

  • Fragrâncias de base hidroalcoólica (spray e não spray): 0,8%
  • Produtos de limpeza de pele e cabelo com enxaguamento; gel de banho, condicionador de cabelo, shampoo, sabonete para mãos: 0,8%
  • Produtos para pele e cabelo sem enxaguamento; loção corporal (spray e não spray), creme facial, creme para as mãos, desodorizante (spray e não spray), produtos para modelagem do cabelo (spray e não spray): 0,8%
  • Produtos de maquilhagem facial; base líquida, batom/protetor labial, removedor de maquilhagem, maquilhagem para olhos, rímel, delineador: 0,8%
  • Produtos de higiene oral 1) pasta dentífrica: 0,1% 2) colutório: 0,001% 3) produto tópico de higiene oral sem enxaguamento: 0,001%

Com base nos dados disponíveis, os membros do SAG-CS consideraram que o ingrediente BHT não apresenta evidências de atividade endócrina, notando que a sua utilização em produtos de consumo pode precisar de uma revisão mais aprofundada no que diz respeito à exposição agregada de outras fontes, incluindo produtos alimentares.

Referências:

Scientific Advisory Group on Chemical Safety in Consumer Products (SAG-CS) – Final Opinion on Butylated Hydroxytoluene in Cosmetic Products, 2023

outras
atualizações regulamentares

Revisão da opinião científica do CCSC sobre a Vitamina A

Ingredientes: RETINOL, RETINYL PALMITATE, RETINYL ACETATE, RETINYL LINOLEATE, RETINAL

Data de publicação: 25/10/2022

O Comité Científico de Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma versão final do Parecer Científico sobre a Vitamina A, concluindo que a exposição à Vitamina A derivada de cosméticos pode não ser segura para os consumidores com maior exposição, considerando contudo não ser possível definir limites máximos de concentração devido à diversidade de possíveis exposições através de outras fontes.

Read More »

Regulamento (UE) 2022/1531 – OMNIBUS ACT V – aplicável a partir de 17 de dezembro de 2022

Ingredientes: METHYL SALICYLATE, SODIUM HYDROXYMETHYLGLYCINATE, DBMC, MIBK

Data de publicação: 15/09/2022

Data de aplicação: 17/12/2022

A Comissão Europeia publicou o Regulamento da Comissão (UE) 2022/1531, que altera o Regulamento (CE) No 1223/2009 no que diz respeito à utilização em produtos cosméticos de certas substâncias classificadas como CMR, acrescentando novas entradas ao Anexo II e ao Anexo III e revendo uma entrada no Anexo V.

Read More »

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Regulamento (UE) 2022/1531 – OMNIBUS ACT V – aplicável a partir de 17 de dezembro de 2022

Ingredientes: METHYL SALICYLATE, SODIUM HYDROXYMETHYLGLYCINATE, DBMC, MIBK

Data de publicação: 15/09/2022

Data de aplicação: 17/12/2022

A Comissão Europeia publicou o Regulamento da Comissão (UE) 2022/1531, que altera o Regulamento (CE) No 1223/2009 no que diz respeito à utilização em produtos cosméticos de certas substâncias classificadas como CMR, acrescentando novas entradas ao Anexo II e ao Anexo III e revendo uma entrada no Anexo V.

Read More »

Opinião do CCSC sobre a segurança do Triclocarban e Triclosan

Ingredientes: TRICLOCARBAN, TRICLOSAN

Data de publicação: 25/10/2022

Durante a reunião plenária de 24 a 25 de outubro de 2022, o Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (CCSC) apresentou a sua opinião final sobre a segurança dos ingredientes Triclocarban e do Triclosan como substâncias com potenciais propriedades de desregulação endócrina em produtos cosméticos.

Read More »

Regulamento (UE) 2022/692 – OMNIBUS ACT VI – Novas e Atualizadas Classificações de Ingredientes Cosméticos

Ingredientes: BENZOPHENONE, TEOPHYLLINE, MELAMINE, AZADIRACHTA EXTRACTS, TRIMETHYLOLPROPANE TRIACRYLATE, PENTETIC ACID, PENTASODIUM PENTETATE

Data de publicação:03/05/2022

Data de aplicação: 01/12/2023

O Regulamento Delegado (UE) 2022/692 da Comissão inclui uma classificação nova ou atualizada para 12 substâncias químicas que podem ser usados ​​como ingredientes em produtos cosméticos. 7 dessas 12 substâncias são agora classificadas como cancerígenos, mutagénicos ou tóxicos para a reprodução (CMR). Por via desta classificação, estas 7 substâncias são proibidas em produtos cosméticos comercializados na União Europeia.

Read More »