SCCS publica Opinião Científica preliminar sobre o ingrediente Tea Tree Oil (SCCS/1681/25)
Ingrediente: Melaleuca Alternifolia Leaf Oil

Data de publicação: 6 junho 2025

A 6 de junho de 2025, o SCCS publicou uma Opinião Científica preliminar que estabelece limites de concentração específicos para o ingrediente Tea Tree Oil (Óleo de Melaleuca) em produtos cosméticos, permitindo a sua utilização como agente antisseborreico e antimicrobiano, apesar da classificação CMR 1B pendente de acordo com o Regulamento CLP.

O que há de novo?

A 6 de junho de 2025, o Comité Científico de Segurança do Consumidor (SCCS) publicou uma Opinião Científica preliminar sobre o Óleo de Melaleuca (Tea Trea Oil – TTO) utilizado em produtos cosméticos. Esta avaliação foi realizada de acordo com o Artigo 15(2)(d) do Regulamento de Produtos Cosméticos da UE, que prevê a avaliação de substâncias classificadas como CMR (Cancerígenas, Mutagénicas ou tóxicas para a Reprodução) quando dados de segurança suficientes demonstram a sua utilização segura em cosméticos.

A avaliação aborda o parecer do Comité de Avaliação de Riscos (RAC) da Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA), que classifica o TTO como tóxico para a reprodução da categoria 1B, o que normalmente proibiria a sua utilização em produtos cosméticos. A avaliação do SCCS foi solicitada pela Comissão Europeia para determinar se os dados de segurança apresentados pela indústria podem sustentar a utilização cosmética ao abrigo da derrogação CMR.

Esta Opinião avalia especificamente a segurança do Óleo de Melaleuca para utilização como ingrediente antisseborreico e antimicrobiano em diversas categorias de produtos cosméticos, abordando a exposição agregada de fontes cosméticas e não cosméticas e considerando o Óleo de Melaleuca como um sensibilizante cutâneo moderado.

Principais

O SCCS considera o Óleo de Árvore do Chá seguro para utilização como agente antisseborreico e antimicrobiano até às seguintes concentrações máximas:

  • 2,0% em champô
  • 1,0% em gel de banho
  • 1,0% em sabonete líquido facial
  • 0,1% em creme facial

A Opinião aplica-se apenas a produtos cosméticos de aplicação dérmica, excluindo produtos aerossolizados ou em spray que possam causar exposição por inalação.

  • O Óleo de Árvore do Chá deve manter a estabilidade nos produtos cosméticos finais para evitar a degradação/transformação dos componentes
  • A composição química deve manter-se dentro das especificações da norma ISO 4730:2017 atualizada durante todo o prazo de validade do produto

E agora?

O Parecer preliminar está aberto a comentários até 18 de agosto de 2025.

  • O SCCS analisará os comentários enviados durante as reuniões do grupo de trabalho.
  • Opinião final esperada após a avaliação dos comentários e eventuais revisões.

Prazo Regulamentar: Após a publicação da Opinião Final, a Comissão Europeia irá provavelmente alterar o Anexo III do Regulamento de Produtos Cosméticos para implementar estas restrições, com períodos de transição típicos de 18 a 24 meses para conformidade.

Referências

SCCS (Scientific Committee on Consumer Safety), Scientific Opinion on Tea Tree Oil (CAS/EC No. 68647-73-4 /285-377-1) used in cosmetic products, preliminary version of 28 May 2025, SCCS/1681/25

outras
atualizações regulamentares

União Europeia pretende definir requisitos de rotulagem para 56 alergénios de fragrância adicionais

Ingredientes: 56 alergénios de fragrância, incluindo cânfora, mentol e benzaldeído

Data de publicação: esperada no primeiro semestre de 2023

Data de aplicação: 20 dias após publicação no Jornal Oficial da União Europeia, com períodos de transição previstos

A organização Mundial do Comércio (WTO) foi notificada pela Comissão Europeia sobre um projeto de regulamento que visa alterar o Regulamento Europeu de Cosméticos N.º 1223/2009, no que diz respeito à rotulagem dos alergénios de fragrância presentes em produtos cosméticos.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Opinião Preliminar do CCSC em relação ao ingrediente Sódio Azul de Bromotimol (C186) como corante capilar

Ingredientes: SODIUM BROMOTHYMOL BLUE (C186)

Data de publicação: 28/10/2022

No seguimento do pedido da Comissão Europeia por uma opinião científica sobre o corante capilar Sodium Bromothymol Blue (C186), em Outubro de 2022 o Comité Científico para a Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma opinião preliminar. Tendo em conta os dados disponíveis, quando usado em produtos de coloração capilar não oxidativa em concentração máxima no produto acabado de 0.5%, o CCSC é da opinião de que a segurança do Sodium Bromothymol Blue não pode ser avaliada.

Read More »