Opinião Preliminar do SCCS relativamente ao HC Yellow 16 – Submissão II
Ingredientes: HC YELLOW 16

Data da publicação: 01/08/2024

A 1 de agosto de 2024, o Comité Científico da Segurança do Consumidor (SCCS) publicou uma opinião preliminar sobre a segurança do HC Yellow No. 16 em formulações de tintas para o cabelo. A opinião está aberta para comentários até 27 de setembro de 2024.

Contexto

HC Yellow 16, com o nome químico ‘2-chloro-4-[(1E)-(1-8 methyl-1H-pyrazol-5-yl)diazenyl]-phenol’ (CAS No. 1184721-10-5, EC No. -), é utilizado como ingrediente em formulações de tintas capilares oxidantes e não oxidantes.

Em 2015, a Comissão Europeia recebeu um dossier da indústria para avaliar a seguramça do uso de ‘HC Yellow 16’ em produtos cosméticos. Na sua opinião anterior (SCCS/1568/15), o SCCS concluiu que o uso de HC Yellow No. 16 (B123) como ingrediente era seguro a 1% em formulações de tintas capilares oxidantes e a 1,5% em formulações de tintas capilares não oxidantes.

Adicionalmente, o SCCS afirmou que “A pureza do HC Yellow No. 16 e as impurezas nele contidas não estão devidamente quantificadas. Devem ser fornecidos dados sobre a pureza e as impurezas do HC Yellow No. 16 (B123), juntamente com as especificações de pureza da substância destinada ao uso em produtos cosméticos”.

Com a submissão atual, o objetivo foi avaliar a segurança do ‘HC Yellow 16’ com base nas novas informações fornecidas sobre a sua pureza, quando utilizado como ingrediente nas concentrações previamente consideradas seguras (1% em formulações de tintas capilares oxidantes e 1,5% em formulações de tintas capilares não oxidantes).

O que há de novo?

De forma a garantir a consistência dos dados em comparação com os lotes antigos, o requerente forneceu dados adicionais de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) para demonstrar a melhoria na qualidade dos novos lotes comerciais. O SCCS concorda que a pureza dos novos lotes comerciais foi melhorada.

Com base nas informações fornecidas, o SCCS considera que o uso do HC Yellow No. 16 (B123) como ingrediente a 1% em formulações de tintas capilares oxidantes e a 1,5% em formulações de tintas capilares não oxidantes é seguro, considerando as especificações dos novos lotes comerciais descritas na opinião.

A opinião preliminar está aberta para comentários até 27 de setembro de 2024.

Referências:

SCCS Scientific Advice on HC Yellow 16 – Submission II

outras
atualizações regulamentares

contactar um consultor regulamentar

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »

União Europeia pretende definir requisitos de rotulagem para 56 alergénios de fragrância adicionais

Ingredientes: 56 alergénios de fragrância, incluindo cânfora, mentol e benzaldeído

Data de publicação: esperada no primeiro semestre de 2023

Data de aplicação: 20 dias após publicação no Jornal Oficial da União Europeia, com períodos de transição previstos

A organização Mundial do Comércio (WTO) foi notificada pela Comissão Europeia sobre um projeto de regulamento que visa alterar o Regulamento Europeu de Cosméticos N.º 1223/2009, no que diz respeito à rotulagem dos alergénios de fragrância presentes em produtos cosméticos.

Read More »