O Citral é um ingrediente amplamente utilizado como fragrância ou sabor em alimentos e bebidas, cosméticos e produtos domésticos, graças ao seu aroma atraente semelhante ao limão. É comumente encontrado em óleos essenciais, como erva-príncipe e Litsea cubeba. Atualmente, o Citral é regulamentado pelo Regulamento Europeu de Cosméticos nº 1223/2009.
Primeiras avaliações de segurança sobre o Citral
Em 2008, o Comité Científico dos Produtos de Consumo (SCCP) realizou uma avaliação de segurança do Citral, utilizando o método de Avaliação de Risco Quantitativa (QRA). A SCCS fez sua própria avaliação em 2012, especialmente em relação aos alergénios de fragrâncias. Eles estipularam que, se a concentração de Citral exceder 0,001% em produtos leave-on ou 0,01% em produtos rinse-off, deve ser divulgado na lista de ingredientes referida no Artigo 19(1) do Regulamento de Cosméticos.
IFRA usa QRA2 para perceber níveis seguros de uso do Citral
Em dezembro de 2021, a Associação Internacional de Fragrâncias (IFRA) submeteu um dossier sobre os níveis seguros derivados do uso do Citral, aplicando uma metodologia QRA2 atualizada, baseada na indução da sensibilização cutânea. A SCCS foi então incumbida de determinar se esses novos níveis eram suficientes para proteger os consumidores.
O Citral é considerado seguro como ingrediente cosmético?
A SCCS concluiu que, com base na metodologia QRA2, o Citral é considerado seguro nas concentrações propostas em produtos cosméticos. No entanto, eles observaram que a metodologia QRA2 ainda requer mais esclarecimentos e refinamentos. Esta decisão é específica para o potencial de sensibilização do Citral, e a SCCS avaliará outras fragrâncias e ingredientes cosméticos de individualmente no futuro.
Referências:
Precisa de ajuda com a conformidade dos seus produtos cosméticos?
Não deixe a conformidade regulamentar ao acaso; contacte-nos hoje para saber como podemos ajudar a otimizar os seus assuntos regulamentares e proteger o futuro do seu negócio.