Opinião preliminar do SCCS sobre a toxicidade por inalação da fragrância Acetylated Vetiver Oil em produtos cosméticos em spray
Ingredientes: ACETYLATED VEVITER OIL - AVO

Data de publicação: 28/02/2024

A 28 de fevereiro 2024, o Comité Científico de Segurança do Consumidor (SCCS) publicou a sua opinião preliminar sobre a toxicidade por inalação da fragrância Acetylated Vetiver Oil - AVO (CAS No 84082-84-8, EC No 282-031-1) em produtos cosméticos em spray. O período para comentários está aberto até 3 de Maio de 2024.

CONTEXTO

O óleo de vetiver é obtido a partir da destilação das raízes frescas ou secas de Vetiveria (Chrysopogon) zizanioides, provenientes de várias regiões geográficas, principalmente para a indústria de fragrâncias. O processamento adicional origina o Acetylated Vetiver Oil – AVO (Nº CAS 84082-84-8, Nº EC 282-031-1).

Em junho de 2019, o Comité Científico de Segurança do Consumidor (SCCS) emitiu uma correção à sua opinião sobre o Acetylated Vetiver Oil – AVO (SCCS/1599/18). O SCCS considerou o uso do Acetylated Vetiver Oil com 1% de alfa-tocoferol como um ingrediente de fragrância seguro em produtos cosméticos enxaguados e não enxaguados, com base nas concentrações estabelecidas pela Associação Internacional de Fragrâncias (IFRA). No entanto, o SCCS destacou que a toxicidade por inalação do AVO não foi avaliada devido à falta de dados, exigindo avaliação para produtos em spray.

Em 31 de março de 2023, a indústria submeteu um novo dossier de segurança, focado na toxicidade por inalação do AVO em produtos cosméticos em spray, para abordar as preocupações do SCCS. Aplicações cosméticas típicas incluem perfumes em spray, sprays desodorizantes, sprays para cabelo e loção corporal em spray, com concentrações máximas de AVO variando até 0,9% (p/p) em sprays de perfume, 0,05% (p/p) em sprays desodorizantes e 0,1% (p/p) em sprays para cabelo e sprays de loção corporal. A Comissão Europeia solicitou ao SCCS a avaliação de segurança do AVO em produtos cosméticos em spray, considerando as novas informações sobre a toxicidade por inalação.

O QUE HÁ DE NOVO?

Com base nas novas informações fornecidas e tendo em consideração a exposição agregada e um estudo in vitro, o SCCS concluiu que o Acetylated Vetiver Oil (AVO) com 1% de alfa-tocoferol é seguro quando usado nas seguintes concentrações máximas:

  • 0,9% (p/p) em perfumes em spray
  • 0,05% (p/p) em sprays desodorizantes
  • 0,1% (p/p) em sprays para cabelo e sprays de loção corporal.

Estas conclusões estão alinhadas com as apresentadas na opinião preliminar anterior, em junho de 2019. Esta opinião preliminar está aberta para comentários até 3 de maio de 2024.

Referências:

Scientific Committee on Consumer Safety (SCCS) – Opinion on the inhalation toxicity of the fragrance ingredient Acetylated Vetiver Oil – AVO (CAS No 84082-84-8, EC No 282-031-1) in sprayable cosmetic products – Submission IV, SCCS/1663/24, preliminary version of 28 February 2024.

outras
atualizações regulamentares

Revisão da opinião científica do CCSC sobre a Vitamina A

Ingredientes: RETINOL, RETINYL PALMITATE, RETINYL ACETATE, RETINYL LINOLEATE, RETINAL

Data de publicação: 25/10/2022

O Comité Científico de Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma versão final do Parecer Científico sobre a Vitamina A, concluindo que a exposição à Vitamina A derivada de cosméticos pode não ser segura para os consumidores com maior exposição, considerando contudo não ser possível definir limites máximos de concentração devido à diversidade de possíveis exposições através de outras fontes.

Read More »

Itália e França – Rotulagem Ambiental de Produtos Cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023

Embora o Regulamento Europeu relativo aos Produtos Cosméticos seja aplicável a todos os produtos cosméticos disponibilizados no mercado da União Europeia, algumas legislações nacionais podem também ser aplicáveis. As legislações ambientais Italianas e Francesas especificam os requisitos obrigatórios de rotulagem ambiental aplicáveis ​​aos produtos comercializados nesses países.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »