Opinião Final do SCCS sobre o uso de Hydroxypropyl p-phenylenediamine e do seu sal dicloridrato em produtos cosméticos
Ingredientes: HYDROXYPROPYL P-PHENYLENEDIAMINE

Data de publicação: 28/02/2024

A 28 de fevereiro de 2024, o SCCS publicou a sua opinião final sobre a segurança do corante capilar Hydroxypropyl p-phenylenediamine e do seu sal dicloridrato em produtos cosméticos.

CONTEXTO

Hydroxypropyl p-phenylenediamine (CAS/EC No. 73793-79-0/827-723-1) com o nome químico “3-(2,5-diaminophenyl)propan-1-ol” e o seu sal de dicloridrato com o nome químico “3-(2,5-diaminophenyl)propan-1-ol dihydrochloride salt” não são atualmente regulados pelo Regulamento Europeu de Produtos Cosméticos (CE) No. 1223/2009. Estas substâncias são utilizadas como ingredientes cosméticos com funções de coloração capilar.

Em 2018, a Comissão Europeia foi solicitada a avaliar a segurança da Hydroxypropyl p-phenylenediamine e do seu sal dicloridrato (A165) como corantes capilares em produtos cosméticos. Na sua opinião preliminar (SCCS/1608/19), o SCCS concluiu que “com base nos dados fornecidos, Hydroxypropyl p-phenylenediamine e o sal dicloridrato não são seguros quando usados em produtos de coloração capilar oxidativa devido ao potencial de genotoxicidade”. Além disso, o SCCS considerou que “não se pode excluir um potencial de irritação ocular ligeiro a moderado da substância testada”.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia recebeu um novo pedido para reavaliar a segurança destas substâncias após receber dados adicionais do requerente que abordavam a questão da genotoxicidade.

O QUE HÁ DE NOVO?

Com base nas informações fornecidas, o SCCS concluiu que a Hydroxypropyl p-phenylenediamine e o seu sal dicloridrato são seguros quando usados em produtos de coloração capilar oxidativa até à concentração máxima na cabeça de 2%.

Além disso, o SCCS considerou que a Hydroxypropyl p-phenylenediamine e o seu sal dicloridrato têm um potencial de irritação ocular ligeiro a moderado e, com base em estudos em animais, um potencial moderado de sensibilização cutânea. Estas preocupações estão alinhadas com as apresentadas na opinião anterior, publicada em outubro de 2019.

Referências:

Scientific Committee on Consumer Safety (SCCS) – Opinion on Hydroxypropyl p-phenylenediamine and its dihydrochloride salt (A165) (CAS/EC No. 73793- 79-0/827-723-1 and 1928659-47-5/-), preliminary version of 26 October 2023, final version of 28 February 2024, SCCS/1659/23

outras
atualizações regulamentares

União Europeia pretende definir requisitos de rotulagem para 56 alergénios de fragrância adicionais

Ingredientes: 56 alergénios de fragrância, incluindo cânfora, mentol e benzaldeído

Data de publicação: esperada no primeiro semestre de 2023

Data de aplicação: 20 dias após publicação no Jornal Oficial da União Europeia, com períodos de transição previstos

A organização Mundial do Comércio (WTO) foi notificada pela Comissão Europeia sobre um projeto de regulamento que visa alterar o Regulamento Europeu de Cosméticos N.º 1223/2009, no que diz respeito à rotulagem dos alergénios de fragrância presentes em produtos cosméticos.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Regulamento (UE) 2022/692 – OMNIBUS ACT VI – Novas e Atualizadas Classificações de Ingredientes Cosméticos

Ingredientes: BENZOPHENONE, TEOPHYLLINE, MELAMINE, AZADIRACHTA EXTRACTS, TRIMETHYLOLPROPANE TRIACRYLATE, PENTETIC ACID, PENTASODIUM PENTETATE

Data de publicação:03/05/2022

Data de aplicação: 01/12/2023

O Regulamento Delegado (UE) 2022/692 da Comissão inclui uma classificação nova ou atualizada para 12 substâncias químicas que podem ser usados ​​como ingredientes em produtos cosméticos. 7 dessas 12 substâncias são agora classificadas como cancerígenos, mutagénicos ou tóxicos para a reprodução (CMR). Por via desta classificação, estas 7 substâncias são proibidas em produtos cosméticos comercializados na União Europeia.

Read More »

Opinião do CCSC sobre a segurança do Triclocarban e Triclosan

Ingredientes: TRICLOCARBAN, TRICLOSAN

Data de publicação: 25/10/2022

Durante a reunião plenária de 24 a 25 de outubro de 2022, o Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (CCSC) apresentou a sua opinião final sobre a segurança dos ingredientes Triclocarban e do Triclosan como substâncias com potenciais propriedades de desregulação endócrina em produtos cosméticos.

Read More »

Itália e França – Rotulagem Ambiental de Produtos Cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023

Embora o Regulamento Europeu relativo aos Produtos Cosméticos seja aplicável a todos os produtos cosméticos disponibilizados no mercado da União Europeia, algumas legislações nacionais podem também ser aplicáveis. As legislações ambientais Italianas e Francesas especificam os requisitos obrigatórios de rotulagem ambiental aplicáveis ​​aos produtos comercializados nesses países.

Read More »