Opinião final do SCCS sobre Silver Zinc Zeolite
Ingredientes: SILVER ZINC ZEOLITE

Data de publicação: 21/12/2023

A 21 de dezembro de 2023, o SCCS publicou a opinião final sobre Silver Zinc Zeolite.

CONTEXTO

Silver Zinc Zeolite (SZZ) (CAS No. 130328-20-0, EC No. 603-404-0) com o nome INCI ‘Ammonium Silver Zinc Alumin Silicate’ está incluído na base de dados europeia para informações sobre substâncias e ingredientes cosméticos (CosIng) com as funções de “absorvente”, “desodorizante” e “conservante”. 
 
Em dezembro de 2015, o Comité de Avaliação dos Riscos (RAC) da Agência Europeia de Substâncias Químicas (ECHA) emitiu uma opinião recomendando uma classificação de “Tóxico para a reprodução de Categoria 2” (ou seja, suspeito de prejudicar os fetos) para o Silver Zinc Zeolite. 
 
Em maio de 2017, o Regulamento n.º 2017/7762 da Comissão alterou – para a sua adaptação ao progresso técnico e científico – o Regulamento n.º 1272/2008 relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas (Regulamento CLP). Em particular, foi acrescentada uma nova entrada no anexo VI do Regulamento CLP para “Silver Zinc Zeolite” (Zeolite, tipo estrutura LTA, superfície modificada com iões de prata e zinco) [Esta entrada abrange o zeolite tipo estrutura LTA (Linde Tipo A) que foi modificado na superfície com iões de prata e zinco em teores de Ag+ 0,5%-6%, Zn2 + 5%-16%, e potencialmente com fósforo, NH 4+, Mg 2+ e/ou Ca 2+ cada até um nível <3%]’. 
 
Em maio de 2019, o Regulamento da Comissão No. 2019/831 alterou os Anexos II, III e V do Regulamento (EC) No. 1223/2009 (Regulamento de Cosméticos) seguindo as disposições do Artigo 15 sobre substâncias CMR e a substância Silver Zinc Zeolite foi adicionado na entrada 1597 do Anexo II como uma substância proibida em produtos cosméticos. 
 
Em agosto de 2020, a Comissão Europeia recebeu um dossiê apresentado pela indústria para apoiar a avaliação de segurança do Silver Zinc Zeolite como conservante em produtos cosméticos, em particular em desodorizantes em spray e bases em pó. 
 
Com base nas informações fornecidas, a Comissão solicitou ao Comité Científico da Segurança do Consumidor (SCCS) que realizasse uma avaliação de segurança do Silver Zinc Zeolite quando utilizado como conservante em produtos cosméticos. 

O QUE HÁ DE NOVO?

No seguimento da opinião preliminar em 4 de abril de 2023, o SCCS publicou a sua opinião final sobre o uso de Silver Zinc Zeolite em cosméticos.

O SCCS considera que Silver Zinc Zeolite, contendo um teor máximo de prata de 2,5%, é seguro em desodorizante em spray e em bases em pó quando usada na concentração proposta de 1%. Essas conclusões estão alinhadas com as apresentadas na opinião preliminar a 4 de abril de 2023.

REFERÊNCIAS

Scientific Committee on Consumer Safety Opinion on silver zinc zeolite (CAS No. 130328-20- 0, EC No. 603-404-0), preliminary version of 21 March 2023, final version of 21 December 2023, SCCS/1650/23

outras
atualizações regulamentares

Revisão da opinião científica do CCSC sobre a Vitamina A

Ingredientes: RETINOL, RETINYL PALMITATE, RETINYL ACETATE, RETINYL LINOLEATE, RETINAL

Data de publicação: 25/10/2022

O Comité Científico de Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma versão final do Parecer Científico sobre a Vitamina A, concluindo que a exposição à Vitamina A derivada de cosméticos pode não ser segura para os consumidores com maior exposição, considerando contudo não ser possível definir limites máximos de concentração devido à diversidade de possíveis exposições através de outras fontes.

Read More »

Regulamento (UE) 2022/692 – OMNIBUS ACT VI – Novas e Atualizadas Classificações de Ingredientes Cosméticos

Ingredientes: BENZOPHENONE, TEOPHYLLINE, MELAMINE, AZADIRACHTA EXTRACTS, TRIMETHYLOLPROPANE TRIACRYLATE, PENTETIC ACID, PENTASODIUM PENTETATE

Data de publicação:03/05/2022

Data de aplicação: 01/12/2023

O Regulamento Delegado (UE) 2022/692 da Comissão inclui uma classificação nova ou atualizada para 12 substâncias químicas que podem ser usados ​​como ingredientes em produtos cosméticos. 7 dessas 12 substâncias são agora classificadas como cancerígenos, mutagénicos ou tóxicos para a reprodução (CMR). Por via desta classificação, estas 7 substâncias são proibidas em produtos cosméticos comercializados na União Europeia.

Read More »

União Europeia pretende definir requisitos de rotulagem para 56 alergénios de fragrância adicionais

Ingredientes: 56 alergénios de fragrância, incluindo cânfora, mentol e benzaldeído

Data de publicação: esperada no primeiro semestre de 2023

Data de aplicação: 20 dias após publicação no Jornal Oficial da União Europeia, com períodos de transição previstos

A organização Mundial do Comércio (WTO) foi notificada pela Comissão Europeia sobre um projeto de regulamento que visa alterar o Regulamento Europeu de Cosméticos N.º 1223/2009, no que diz respeito à rotulagem dos alergénios de fragrância presentes em produtos cosméticos.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Itália e França – Rotulagem Ambiental de Produtos Cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023

Embora o Regulamento Europeu relativo aos Produtos Cosméticos seja aplicável a todos os produtos cosméticos disponibilizados no mercado da União Europeia, algumas legislações nacionais podem também ser aplicáveis. As legislações ambientais Italianas e Francesas especificam os requisitos obrigatórios de rotulagem ambiental aplicáveis ​​aos produtos comercializados nesses países.

Read More »

Opinião do CCSC sobre a segurança do Triclocarban e Triclosan

Ingredientes: TRICLOCARBAN, TRICLOSAN

Data de publicação: 25/10/2022

Durante a reunião plenária de 24 a 25 de outubro de 2022, o Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (CCSC) apresentou a sua opinião final sobre a segurança dos ingredientes Triclocarban e do Triclosan como substâncias com potenciais propriedades de desregulação endócrina em produtos cosméticos.

Read More »

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »