Exposição de crianças ao Salicilato de Metilo: Opinião Científica Preliminar do SCCS – Submissão II
Ingredientes: METHYL SALICYLATE

Data de publicação: 16/05/2023

A 16 de maio de 2023, o Comité Científico de Segurança do Consumidor (SCCS) publicou uma opinião preliminar sobre o uso de Salicilato de Metilo em cosméticos destinados a crianças. A opinião está aberta para comentários até 19 de junho de 2023.

A 16 de maio de 2023, o Comité Científico de Segurança do Consumidor (SCCS) publicou uma opinião preliminar sobre a utilização de Methyl Salicylate (CAS 119-36-8) em cosméticos destinados a crianças. A opinião está aberta para comentários até 19 de junho de 2023.

Contexto

Methyl Salicylate (CAS 119-36-8) é o éster de álcool metílico e ácido salicílico e é usado, em cosméticos e produtos de higiene pessoal, como desnaturante, aromatizante, cuidado oral, perfumante e agente calmante. Esta substância foi classificada como tóxica para a reprodução (substância CMR, categoria 2) ao abrigo do Regulamento CLP, mas não constava dos Anexos do Regulamento (CE) n.º 1223/2009.

Em outubro de 2021, o SCCS emitiu a sua opinião final sobre o Methyl Salicylate, concluindo que este é considerado seguro quando usado em cosméticos até às concentrações máximas fornecidas no dossier apresentado. Considerando a sua classificação como substância CMR de categoria 2 e a opinião do SCCS, a Comissão Europeia concluiu que o Methyl Salicylate deve ser adicionado à Lista de Substâncias Restritas em Produtos Cosméticos (Anexo III do Regulamento, entrada 324), de acordo com a tabela seguinte:

O que há de novo?

Na opinião SCCS/1633/21, o SCCS concluiu que o Methyl Salicylate em pasta de dentes é seguro para crianças menores de 6 anos quando utilizado até a concentração máxima de 2,52%.

Face às conclusões da opinião SCCS/1633/21 e à exposição agregada, o SCCS considera seguro o uso de Methyl Salicylate em produtos cosméticos destinados a crianças dos 0,5 aos 3 anos de idade quando utilizado até uma concentração máxima de 0,02% em gel de banho, sabonete para as mãos, champô, loção para o corpo, creme para o rosto, creme para as mãos e produtos para os lábios. Como não foram fornecidos dados específicos para crianças com menos de 6 meses, o SCCS não considerou esta categoria de idade nesta avaliação de segurança.

A opinião preliminar está aberta para comentários até 19 de junho de 2023.

Referências:

SCCS Scientific Advice – Children exposure on Methyl salicylate (methyl 2-hydroxybenzoate)

outras
atualizações regulamentares

Opinião Preliminar do CCSC em relação ao ingrediente Sódio Azul de Bromotimol (C186) como corante capilar

Ingredientes: SODIUM BROMOTHYMOL BLUE (C186)

Data de publicação: 28/10/2022

No seguimento do pedido da Comissão Europeia por uma opinião científica sobre o corante capilar Sodium Bromothymol Blue (C186), em Outubro de 2022 o Comité Científico para a Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma opinião preliminar. Tendo em conta os dados disponíveis, quando usado em produtos de coloração capilar não oxidativa em concentração máxima no produto acabado de 0.5%, o CCSC é da opinião de que a segurança do Sodium Bromothymol Blue não pode ser avaliada.

Read More »

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Opinião do CCSC sobre a segurança do Triclocarban e Triclosan

Ingredientes: TRICLOCARBAN, TRICLOSAN

Data de publicação: 25/10/2022

Durante a reunião plenária de 24 a 25 de outubro de 2022, o Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (CCSC) apresentou a sua opinião final sobre a segurança dos ingredientes Triclocarban e do Triclosan como substâncias com potenciais propriedades de desregulação endócrina em produtos cosméticos.

Read More »