Opinião preliminar do SCCS sobre Fulerenos, Fulerenos Hidroxilados e formas hidratadas de Fulerenos Hidroxilados (nano)
Ingredientes: FULERENOS (NANO)

Data de publicação: 24/04/2023

A 24 de abril de 2023, o SCCS publicou a opinião preliminar sobre Fulerenos, Fulerenos Hidroxilados e formas hidratadas de Fulerenos Hidroxilados (nano) (CAS No. 99685-96-8, 11538-22-7, 182024-48 42-6). O prazo para comentários foi fixado para 12 de junho de 2023.

O que são Fulerenos?

Os fulerenos foram descobertos pela primeira vez em 1985 por investigadores da Rice University em Houston (Texas, EUA) e receberam esse nome devido à sua semelhança estrutural com uma esfera geodésica (especificamente a Biosfera de Montreal, projetada pelo arquiteto Buckminster Fuller).

Quimicamente, os fulerenos são uma classe de moléculas de carbono caracterizadas por uma estrutura de icosaedro. São moléculas de carbono contendo pelo menos 60 átomos, que podem assumir diferentes formas (tubos, esferas, elipsóides, etc.). Os fulerenos hidroxilados são o produto obtido pela hidroxilação dos fulerenos. Os fulerenos têm uma ampla gama de diferentes atividades biológicas e têm sido objeto de intensa pesquisa em vários campos (particularmente o Fulereno C(60), também chamado de buckminsterfulereno).

Em produtos cosméticos, Fulerenos (CAS No. 99685-96-8) e Fulerenos Hidroxilados são usados como agentes antimicrobianos e condicionadores da pele. Propriedades antioxidantes também são atribuídas a esses ingredientes na literatura publicada. Estudos demonstraram que os Fulerenos têm a capacidade de inibir a formação de espécies reativas de oxigénio (ROS) e que podem ser úteis no tratamento da acne (acne vulgaris).

O que há de novo?

A 24 de abril de 2023, o SCCS publicou a opinião preliminar sobre Fulerenos, Fulerenos Hidroxilados e formas hidratadas de Fulerenos Hidroxilados (nano) (CAS No. 99685-96-8, 11538-22-7, 182024-48 42-6). O prazo para comentários foi fixado para 12 de junho de 2023.

Tendo avaliado as informações fornecidas, bem como as disponíveis na literatura publicada, o SCCS não foi capaz de concluir sobre a segurança dos fulerenos e formas hidroxiladas (hidratadas) de fulerenos (nano) devido a uma série de incertezas e lacunas nos dados físico-químicos, toxicocinéticos e toxicológicos, que agora devem ser abordados pelos notificadores para permitir uma conclusão sobre a segurança destes materiais para uso em produtos cosméticos.

Em síntese, o SCCS tem preocupações em relação a:

– Potencial capacidade dos fulerenos e derivados para induzir a produção de radicais livres de oxigénio quando usados em produtos cosméticos

– Presença potencial de impurezas e/ou contaminantes nos nanomateriais notificados

– Fototoxicidade e potencial sensibilizante de fulerenos hidroxilados

– Absorção dérmica e disponibilidade sistêmica das nanopartículas após uso em produtos cosméticos

– Distribuição sistémica de fulerenos para vários órgãos do corpo e acumulação potencial das nanopartículas nos pulmões e fígado.

Em conclusão, a informação disponível não permite ao SCCS concluir sobre a segurança dos Fulerenos, Fulerenos Hidroxilados e formas hidratadas de Fulerenos Hidroxilados (nano).

Referências:

  1. Scientific Committee on Consumer Safety (SCCS) – Preliminary Opinion on Fullerenes, Hydroxylated Fullerenes and hydrated forms of Hydroxylated Fullerenes (nano), SCCS/1649/23
  2. Mousavi SZ, Nafisi S, Maibach HI. Fullerene nanoparticle in dermatological and cosmetic applications. Nanomedicine. 2017 Apr;13(3):1071-1087

outras
atualizações regulamentares

Regulamento (UE) 2022/692 – OMNIBUS ACT VI – Novas e Atualizadas Classificações de Ingredientes Cosméticos

Ingredientes: BENZOPHENONE, TEOPHYLLINE, MELAMINE, AZADIRACHTA EXTRACTS, TRIMETHYLOLPROPANE TRIACRYLATE, PENTETIC ACID, PENTASODIUM PENTETATE

Data de publicação:03/05/2022

Data de aplicação: 01/12/2023

O Regulamento Delegado (UE) 2022/692 da Comissão inclui uma classificação nova ou atualizada para 12 substâncias químicas que podem ser usados ​​como ingredientes em produtos cosméticos. 7 dessas 12 substâncias são agora classificadas como cancerígenos, mutagénicos ou tóxicos para a reprodução (CMR). Por via desta classificação, estas 7 substâncias são proibidas em produtos cosméticos comercializados na União Europeia.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Lei Francesa Anti-Resíduos – Impacto sobre a embalagem e rotulagem de produtos cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023, com um período de transição até 09/03/2023 para embalagens produzidas ou importadas antes de 09/09/2022.

A Loi relative à la lute contre le gaspillage et a l’économie circulaire (Lei Anti-resíduos para uma economia circular) entrou oficialmente em vigor na França em 2020. Desde 01 de Janeiro de 2023 os requisitos desta lei são aplicáveis, incluindo símbolos específicos na embalagem ou rotulagem de produtos cosméticos.

Read More »

Opinião Preliminar do CCSC em relação ao ingrediente Sódio Azul de Bromotimol (C186) como corante capilar

Ingredientes: SODIUM BROMOTHYMOL BLUE (C186)

Data de publicação: 28/10/2022

No seguimento do pedido da Comissão Europeia por uma opinião científica sobre o corante capilar Sodium Bromothymol Blue (C186), em Outubro de 2022 o Comité Científico para a Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma opinião preliminar. Tendo em conta os dados disponíveis, quando usado em produtos de coloração capilar não oxidativa em concentração máxima no produto acabado de 0.5%, o CCSC é da opinião de que a segurança do Sodium Bromothymol Blue não pode ser avaliada.

Read More »