Projeto co-financiado

Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
- FEDER


INCITE

Aceleração dos processos de Conformidade Regulamentar na União Europeia

 

Código do projeto

70.263

 

Objetivo principal

OT1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

 

Região de intervenção

Norte (NUTS II)

 

Entidade beneficiária

CRITICAL CATALYST- Health Consulting Lda.

 

Data de aprovação

09/08/2020

 

Data de início

25/08/2020

 

Data de conclusão

01/02/2021

 

Custo total elegível

20.000,00 EUR

 

Apoio financeiro da União Europeia

FEDER – 18.000,00 EUR

 

Apoio financeiro público nacional/regional

18.000,00 EUR

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Objetivos gerais

  1. a) Promover soluções inovadoras que consigam dar resposta aos problemas de saúde criados pela atual pandemia de Covid-19;
  2. b) Reforçar o desenvolvimento e adoção tecnológica no seio das empresas fabricantes de produtos de limpeza e higienização corporal (mãos).

 

Objetivos específicos

  1. a) Reduzir significativamente o período de tempo necessário à avaliação regulamentar de produtos de limpeza e higienização corporal (mãos), acelerando em 70% a sua chegada ao mercado e o número de empresas que os conseguem colocar de forma bem-sucedida;
  2. b) Otimizar todas as etapas do processo em termos de troca de informação, integração com outros sistemas e informatização das bases de dados, reduzindo o período de tempo necessário à avaliação de conformidade regulamentar de produtos de limpeza e higienização corporal (mãos) em 80%;
  3. c) Aumentar a eficiência e qualidade do processo de avaliação regulamentar de produtos de limpeza e higienização corporal (mãos) de empresas que fabriquem e pretendam colocar estes produtos no mercado da União Europeia.

I. Sistematização em base de dados automática de requisitos regulamentares, de segurança e qualidade aplicáveis
aos produtos de limpeza e higienização corporal em território nacional e europeu;

II. Sistematização em base de dados automaticamente pesquisável de parâmetros toxicológicos de substâncias
químicas;

III. Automatização do relatório final de avaliação de segurança de produtos de limpeza e higiene.

Produtos: aplicação informática cloud-based de automatização e sistematização dos processos de validação regulamentar e de apoio à avaliação de segurança necessária à colocação no mercado da União Europeia de produtos de limpeza e higienização corporal (mãos)

Serviços: consultoria para a condução das avaliações de conformidade e de segurança de produtos de limpeza e higienização corporal (mãos) para colocação no mercado da União Europeia.

A aplicação informática resultante do projeto, ao permitir a automatização e computação de uma série de operações que até à data são manuais e que exigem o compromisso de um elevado número horas de trabalho e de recursos humanos altamente qualificados, constitui um grande obstáculo operacional e económico à colocação de novos produtos de limpeza e higienização corporal (mãos) por parte de fabricantes nacionais. As suas funcionalidades permitem:

  • Reduzir o tempo de colocação no mercado em mais de 30 dias garantindo a conformidade e segurança dos produtos, agregando por isso vantagens económicas para todos os operadores económicos que utilizem esta solução e prevenindo danos reputacionais que afetam gravemente a viabilidade económica deste tipo de produtos.
  • Aumentar o número de produtos de limpeza e higienização corporal (mãos) que chegam ao mercado, aumentando a competitividade entre operadores económicos na área que possam favorecer o aumento da qualidade e a diminuição do preço dos produtos que são disponibilizados no mercado para o consumidor final.

 

Os resultados do presente projeto serão divulgados cientificamente através de duas publicações científicas no âmbito do desenvolvimento da ferramenta e da medição da sua custo-efetividade para as empresas, a par da divulgação comercial e social nos canais especificamente utilizados por este tipo de indústrias.

MEDIA E DOCUMENTAçÃO DO PROJETO