Opinião Final do SCCS sobre o uso de Hexyl Salicylate em produtos cosméticos
Ingredientes: HEXYLSALICLYLATE

Data de publicação: 28/02/2024

A 28 de fevereiro de 2024, o SCCS publicou a opinião final sobre o uso da fragrância Hexyl Salicylate em produtos cosméticos.

CONTEXTO

Hexyl Salicylate (CAS/EC N.º 6259-76-3/228-408-6), com o nome químico “hexyl 2- hydroxybenzoate”, não é atualmente regulado sob o Regulamento Europeu de Produtos Cosméticos (CE) n.º 1223/2009. Este ingrediente possui um odor doce, floral e frutado e é utilizado como fragrância em produtos cosméticos e em outros bens de consumo, como produtos de limpeza doméstica e detergentes.

Em março de 2022, o Comité de Avaliação de Risco Europeu (RAC) da ECHA emitiu uma opinião a recomendar a classificação do Hexyl Salicylate como ‘Tóxico para a Reprodução Categoria 2’ e ‘Sensibilizante Cutâneo Categoria 1’ com base nos resultados de um ensaio LLNA e numa análise “read across” do análogo estrutural Methyl Salicylate e do metabolito Salicylic Acid, respetivamente.

O Hexyl Salicylate é um éster de 1-hexanol e ácido salicílico, sendo este último o seu principal metabolito. A segurança do ácido salicílico já foi avaliada anteriormente pelo SCCNFP em 2002 e pelo SCCS em 2018 e, o SCCS está atualmente a reavaliar a sua segurança em relação a preocupações com a desregulação endócrina. O comité científico concluiu sobre a segurança do Methyl Salicylate em 2021.

Após a opinião do RAC, espera-se que a Comissão Europeia proponha classificar o Hexyl Salicylate de acordo com o Regulamento CLP, Anexo VI. Em dezembro de 2022, a indústria cosmética submeteu um dossier para apoiar o uso seguro do Hexyl Salicylate sob limites de concentração específicos para vários tipos de produtos. A Comissão Europeia solicitou ao SCCS a realização de uma avaliação de segurança do Hexyl Salicylate com base nas informações fornecidas.

O QUE HÁ DE NOVO?

Com base nas informações fornecidas e tendo em consideração as preocupações relacionadas com as possíveis propriedades desreguladoras endócrinas, o SCCS concluiu que o Hexyl Salicylate é seguro quando usado nas concentrações máximas fornecidas:

– Fragrâncias hidroalcoólicas: 2%
– Todos os produtos enxaguados: 0,5%
– Todos os produtos não enxaguados: 0,3%
– Produtos de higiene oral (dentífricos e elixires orais: 0,001%

A avaliação não considerou o impacto do Hexyl Salicylate para o meio ambiente.
Estas conclusões estão alinhadas com as apresentadas na opinião anterior a 26 de outubro de 2023.

A exposição dérmica em crianças e as diferenças entre as categorias de idade em alguns parâmetros de exposição não foram consideradas na avaliação. No entanto, o SCCS observou que a margem de segurança (MoS) para adultos é significativamente alta (bastante acima de 100). Assim sendo, espera-se que a MoS para crianças de 3 a 10 anos também exceda 100, principalmente considerando os tipos de produtos mais usados por crianças dentro desta faixa etária.  

References:

Scientific Committee on Consumer Safety (SCCS) – Scientific Opinion on Hexyl Salicylate (CAS/EC No. 6259-76-3/228-408-6), preliminary version of 26 October 2023, final version of 28 February 2024, SCCS/1658/23

outras
atualizações regulamentares

Opinião Preliminar do CCSC em relação ao ingrediente Sódio Azul de Bromotimol (C186) como corante capilar

Ingredientes: SODIUM BROMOTHYMOL BLUE (C186)

Data de publicação: 28/10/2022

No seguimento do pedido da Comissão Europeia por uma opinião científica sobre o corante capilar Sodium Bromothymol Blue (C186), em Outubro de 2022 o Comité Científico para a Segurança do Consumidor (CCSC) emitiu uma opinião preliminar. Tendo em conta os dados disponíveis, quando usado em produtos de coloração capilar não oxidativa em concentração máxima no produto acabado de 0.5%, o CCSC é da opinião de que a segurança do Sodium Bromothymol Blue não pode ser avaliada.

Read More »

Itália e França – Rotulagem Ambiental de Produtos Cosméticos

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS

Data de aplicação: 01/01/2023

Embora o Regulamento Europeu relativo aos Produtos Cosméticos seja aplicável a todos os produtos cosméticos disponibilizados no mercado da União Europeia, algumas legislações nacionais podem também ser aplicáveis. As legislações ambientais Italianas e Francesas especificam os requisitos obrigatórios de rotulagem ambiental aplicáveis ​​aos produtos comercializados nesses países.

Read More »
contactar um consultor regulamentar

Opinião do CCSC sobre a segurança do Triclocarban e Triclosan

Ingredientes: TRICLOCARBAN, TRICLOSAN

Data de publicação: 25/10/2022

Durante a reunião plenária de 24 a 25 de outubro de 2022, o Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (CCSC) apresentou a sua opinião final sobre a segurança dos ingredientes Triclocarban e do Triclosan como substâncias com potenciais propriedades de desregulação endócrina em produtos cosméticos.

Read More »